Resultados
Deliverable 4.2 - Application of the acoustics models in the jUMP project
Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados das simulações de decaimento da pressão acústica (Transmission Loss - TL) e pressão acústica (Sound Pressure Level - SPL) realizadas com os modelos BELLHOP e KRAKEN, implementados no portal de modelação (http://jump-app.lnec.pt/index/), utilizando dados de modelação do Copernicus. Foram efetuadas várias simulações para cada uma das campanhas realizadas durante o projeto, em Aveiro durante a Primavera e o Outono, e no Algarve durante a Primavera e Outono.
Deliverable 4.1 - Review of the state-of-the-art and selection of the acoustic propagation models to be used in the jUMP project
Este relatório tem como objetivo apresentar uma breve revisão do estado da arte dos modelos acústicos numéricos marinhos e apoiar a escolha de dois modelos, Bellhop e Kraken, que serão implementados no portal de modelação desenvolvido durante o projeto. O portal de modelação acústica será um dos resultados do projeto e estará disponível gratuitamente para todas as comunidades científicas para fins de investigação. O presente relatório corresponde à primeira etapa do desenvolvimento de um portal de modelação adequado para apoiar os gestores costeiros, decisores políticos e a própria comunidade científica no estudo do descritor temático 11 da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha.
Deliverable 3.2 - Background noise levels of Portuguese waters
Este relatório apresenta os resultados obtidos nas medições de ruído ambiente na costa portuguesa em dois locais diferentes de importância a nível económico, da biodiversidade marinha e da conservação: na zona costeira de Aveiro e ao redor da Ria Formosa. As medições dos níveis de ruído foram efetuadas através de um programa de monitorização baseado em snapshots acústicos e durante diferentes estações do ano, no Inverno/Outono e na Primavera/Verão. Foram utilizados dois sistemas diferentes de medição do ruído subaquático: um sistema fixado ao fundo (constituído por 3 estações PAM) e um sistema com base na superfície.
Deliverable 3.1 - State-of-the-art review of monitoring practices for background noise
Este documento apresenta recomendações das melhores práticas de medição e monitorização do ruído submarino para o cumprimento dos requisitos da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM). Ao longo deste relatório, são discutidos diferentes tipos de equipamento de medição de ruído, várias metodologias e sistemas de obtenção de dados acústicos, o processamento dos dados e as métricas apropriadas para apresentar os níveis de ruído. As metodologias recomendadas são descritas tanto para a monitorização do ruído contínuo como para a monitorização do ruído impulsivo, para assegurar a recolha de dados adequados para as decisões políticas e para a gestão da conservação.
Os requisitos regulamentares refletem a necessidade crescente de monitorizar o ruído subaquático devido ao aumento da pressão das atividades antropogénicas no oceano e ao seu risco para a vida marinha. As recomendações apresentadas evidenciam as melhores práticas e identificam algumas incertezas e ambiguidades da medição do ruído, bem como as suas soluções.
Adicionalmente, são também abordados vários projetos que envolvem a monitorização do ruído submarino na Europa e que contribuem para o cumprimento dos requisitos da DQEM.
Deliverable 2 – Inventory of background information
Este relatório reflete uma revisão efetuada sobre a informação existente no contexto nacional no que diz respeito à ocorrência de espécies sensíveis, as principais atividades antropogénicas, e estudos realizados para a recolha de dados acústicos.
Pode fazer o download da base de dados aqui.
Poderá descobrir a síntese dos principais resultados aqui.
Deliverable 5.1 - Regulatory Framework for underwater noise monitoring in Portugal
Este documento tem como objetivo rever o enquadramento legal sobre o ruído subaquático a diferentes níveis, com foco nos documentos que podem ter um impacto relevante na gestão do ruído a nível nacional. O documento baseia-se na revisão de Convenções Internacionais e Regionais, as Diretivas da União Europeia, como por exemplo a Diretiva-Quadro Estratégia Marinha, e as recomendações indicadas por organismos internacionais como por exemplo, a Organização Marítima Internacional.
A maioria das diretrizes resultam da necessidade de proteger o ambiente marinho, reconhecendo o ruído subaquático como um poluente marinho com potencial para afetar o ambiente marinho. Estas, embora na maioria dos casos não sejam obrigatórias, desempenham um papel importante, fornecendo uma estrutura relevante para a gestão de ruído subaquático, tanto na avaliação de impactos como na proposta de medidas de redução e mitigação de ruído.
A nível nacional, não existe um quadro jurídico específico para a gestão do ruído subaquático. No entanto, este tópico pode ser considerado ao abrigo de outra legislação relevante, tais como no contexto de avaliação de impacto ambiental e planeamento do espaço marítimo. A promoção de atividades de consciencialização sobre os impactos do ruído e a sua monitorização, podem desempenhar um papel importante na gestão do ruído, no sentido em que, promovem a tomada de decisão melhor informada.